53
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Lambda-cyhalothrin efficiency on fruit borer control and quali-quantitative spraying aspects in a pinecone crop

      Ciência e Agrotecnologia
      Editora da Universidade Federal de Lavras
      Annona squamosa, Cerconota anonella, marcador: tecnologia de aplicação, tracer, spray application technology

      Read this article at

          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT In Brazil, the state of Bahia is one of the largest pinecone (Annona squamosa L.) growers; nevertheless, fruit borer (Cerconota anonella L.) presence limits production. This research aimed to test the efficiency of lambda-cyhalothrin in controlling fruit borer using different spray volumes; additionally, this research tested qualitative and quantitative operational aspects. Trials were carried out in pinecone orchards in Caraíbas-BA, Brazil. Pesticide efficiency was tested by a randomized block experiment with six treatments and five replications. Treatments consisted of lambda-cyhalothrin application (1.5 g a.i. 100 L-1 water) with a surfactant (0.03% v v-1) at spray volumes of 100, 200, 268, 382 and 488 L ha-1 and one control (without spray). Pest infestation was assessed by counting symptomatic fruits for further percentage calculation. Five treatments with five replications were developed to evaluate spraying performance. These treatments consisted of an aqueous solution with a Brilliant Blue tracer at 0.15% (p v-1) and a surfactant at 0.03% (v v-1), using the same spray volumes as the first experiment. Qualitative assessments were performed on water-sensitive paper cards and were quantified through tracer deposit levels on leaves. Spray volumes between 100 and 382 L ha-1 with lambda-cyhalothrin were efficient to control Cerconota anonella in the pinecone crop, providing good quality application.

          Related collections

          Most cited references22

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Avaliação de estratégias para redução da deriva de agrotóxicos em pulverizações hidráulicas

          A deriva nas aplicações de agrotóxicos é considerada um dos maiores problemas da agricultura. Entre os fatores que a influenciam, o tamanho das gotas pulverizadas tem-se mostrado primordial. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo a avaliação dos efeitos da adição de óleo vegetal emulsionável à calda de pulverização e do uso de pontas antideriva sobre o espectro de gotas e sobre o potencial de deriva de bicos de pulverização hidráulicos de jato plano. Em ambiente controlado, avaliou-se a população de gotas, por meio de um analisador de gotas por difração de raio laser, em tempo real, pulverizadas utilizando-se bicos standard, com e sem a adição de adjuvante, e bicos antideriva, na faixa de pressão de 200 a 400 kPa. Como complementação, avaliou-se também a deriva em campo, utilizando-se alvos artificiais fora da área de aplicação, procedendo-se à contagem de gotas em diferentes distâncias. Observou-se que a adição de óleo vegetal à calda de pulverização e o uso de bicos de pulverização antideriva, dotados de pré-orifício, alteraram o espectro de gotas pulverizadas, aumentando o diâmetro das gotas e diminuindo a percentagem de gotas propensas à ação dos ventos, constituindo-se, portanto, em fator auxiliar para redução da deriva.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Distribuição volumétrica de pontas de pulverização Turbo Teejet 11002 em diferentes condições operacionais

            Este trabalho teve como objetivo determinar a uniformidade de distribuição para a ponta de pulverização TT 11002 em função de espaçamento entre bicos, altura de barra e pressão de trabalho, bem como avaliar a possibilidade de redução do volume de calda por meio da alteração do espaçamento entre bicos. Foram avaliados os perfis de distribuição de pontas TT 11002, para as alturas de 30, 40 e 50 cm, nas pressões de 100, 200, 300 e 400 kPa. A determinação foi realizada em mesa de teste para pontas de pulverização hidráulica, composta por canaletas em "V", espaçadas de 5 cm. Foram utilizadas, para cada configuração, 10 unidades de pontas TT 11002, instaladas isoladamente no centro da mesa. Em seguida, procedeu-se à coleta e à medição do volume pulverizado por 60 segundos e determinou-se o perfil de distribuição. A partir do perfil de distribuição em cada uma das configurações estudadas, simulou-se, utilizando programa computacional, a deposição ao longo da barra de pulverização para bicos espaçados de 40, 50, 80, 100, 120 e 150 cm. A uniformidade de distribuição foi avaliada pelo coeficiente de variação (CV), em uma barra de 12 metros de largura, onde foram utilizados os dados dos seis metros centrais. A ponta de pulverização TT 11002 apresentou boa uniformidade de distribuição (CV inferior a 7%), na pressão de 100 kPa, para bicos espaçados até 50 cm e nas alturas de barra de 40 e 50 cm. Nas pressões acima de 200 kPa, boa uniformidade de distribuição foi verificada para espaçamentos de até 50, 100 e 120 cm, para as alturas de barra de 30, 40 e 50 cm, respectivamente. A ponta TT 11002 possibilita redução de volume de calda com o aumento do espaçamento entre bicos, mantendo boa uniformidade de distribuição com maior capacidade operacional do equipamento de aplicação.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Efeito do ensacamento na qualidade dos frutos e na incidência da broca-dos-frutos da atemoieira e da pinheira

              Este estudo teve por objetivo avaliar o uso de diferentes invólucros nos frutos de atemoieira e pinheira na qualidade físico-química dos frutos e na incidência da broca-dos-frutos, Cerconota anonella. Os experimentos foram instalados em dois pomares comerciais: um de atemoieira no município de Matias Cardoso e outro de pinheira no município de Verdelândia, Norte de Minas Gerais. Os tratamentos para a atemoieira consistiram em: 1) Testemunha (sem ensacamento); 2) Saco plástico leitoso; 3) Saco de TNT (tecido-não-tecido) branco sem fundo e 4) Saco de TNT branco com fundo. Para a pinheira foi modificado apenas o tratamento 2 para saco de papel pardo. Avaliaram-se número de dias da polinização à colheita, número de dias da colheita ao amadurecimento, ocorrência de injúrias e brocas e características físico-químicas dos frutos. Observam-se maior número de dias entre a colheita e o amadurecimento e mais firmeza nos frutos de pinheira não-ensacados. O uso do plástico leitoso controlou a broca em frutos de atemoieira. As características físico-químicas: massa, comprimento, diâmetro dos frutos e teor de sólidos solúveis totais da polpa não foram influenciados pelo uso dos invólucros.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                S1413-70542016000300288
                10.1590/1413-70542016403044415
                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                General agriculture
                Annona squamosa,Cerconota anonella,marcador: tecnologia de aplicação,tracer,spray application technology

                Comments

                Comment on this article