4
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Mecanismos de abertura do sulco e da adubação nitrogenada em arroz de terras altas Translated title: Furrow opening implements and nitrogen fertilization in upland rice

      research-article

      Read this article at

          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          A cultura do arroz adapta-se pouco ao sistema plantio direto (SPD) em razão da maior compactação da camada superficial do solo, devido ao intenso tráfego de máquinas e não mobilização do solo. Nesse caso, o mecanismo utilizado na semeadora para a abertura dos sulcos com a finalidade de deposição do adubo pode ter grande importância para facilitar a penetração das raízes e aumentar a porosidade do solo. Diante disso, propôs-se este estudo com o objetivo de avaliar o desenvolvimento e a produtividade do arroz de terras altas em sistema plantio direto, em razão de mecanismos de distribuição do adubo na semeadura e de doses de N em cobertura, em Selvíria, Mato Grosso do Sul. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, utilizando-se um esquema fatorial 2 x 6, constituído por mecanismos de distribuição do adubo (haste escarificadora e disco duplo) e de doses de N em cobertura (0, 25, 50, 75, 100 e 125 kg ha-1), com quatro repetições. Concluiu-se que os mecanismos de distribuição do fertilizante não interferiram na produtividade de grãos do arroz de terras altas; o mecanismo do tipo haste escarificadora promoveu maior altura de plantas e maior número de grãos cheios nos dois anos de cultivo; a aplicação de nitrogênio em cobertura interferiu em algumas características agronômicas, produtivas e em componentes de rendimento de engenho; a produtividade do arroz aumentou até a dose de 69 kg ha-1 de N, no primeiro ano de cultivo.

          Translated abstract

          The rice crop has poor adaptation to the no till (NT) system because of the higher topsoil compression caused by the intense machine trafficking and reduced tillage operations. In this case, the implement used for opening furrows for fertilizer application is important to facilitate the root penetration and increase soil porosity. This study evaluated the performance and yield of upland rice in no till system as a function of the implements used for fertilizer application at sowing and N rates in Selvíria (MS), Brazil. The experiment was arranged in a randomized block design, using a 2 x 6 factorial arrangement, consisting of two fertilizer distribution implements (chisel plow and double disc plough) and six rates of topdress nitrogen (0, 25, 50, 75, 100 and 125 kg ha-1) with four replicates. The implements of fertilizer application did not affect the rice yield. The chisel plow provided higher plant height and number of filled grains in the two years of cultivation. The topdress nitrogen application affected some agronomic characteristics, production and milling yield components; the rice yield increased up to of the rate 69 kg ha-1 of N, in the first crop year.

          Related collections

          Most cited references35

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Limites críticos de densidade do solo para o crescimento de raízes de plantas de cobertura em argissolo vermelho

          A compactação é um grave problema para a qualidade do solo e o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, pois modifica os fluxos de água e ar no solo e reduz a produtividade das culturas agrícolas. Uma das alternativas para amenizar esse problema é o uso de espécies com sistema radicular profundo e vigoroso. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade física de um Argissolo Vermelho cultivado no sistema de plantio direto, após o cultivo de plantas de cobertura, e identificar o limite crítico de densidade do solo. No outono/inverno de 1999/00 e 2000/01, toda a área experimental foi cultivada com aveia-preta (Avena strigosa) mais ervilhaca (Vicia sativa) e, em 2001/02, com nabo forrageiro (Raphanus sativus). No verão, foi semeado milho (Zea mays) e, no final do ciclo, foram semeadas as plantas de cobertura de verão, crotalária juncea (Crotalaria juncea), guandu-anão (Cajanus cajan), mucuna-cinza (Stilozobium cinereum) e feijão-de-porco (Canavalia ensiformis), e comparadas ao pousio. Foram medidas a densidade e a resistência do solo à penetração. O sistema radicular das plantas foi avaliado pelo método do perfil radicular durante o ciclo do nabo forrageiro, do milho e das plantas de cobertura de verão. O plantio direto nesse Argissolo Vermelho eleva a densidade do solo para níveis considerados limitantes às plantas. Todas as culturas utilizadas nas rotações tiveram restrições de crescimento das raízes, e não foi possível observar diferenças entre as espécies no potencial de crescimento das raízes em solos compactados. O crescimento normal das raízes das plantas de cobertura ocorreu até o limite de densidade de 1,75 Mg m-3. Entre a faixa de 1,75 e 1,85 Mg m-3, ocorreu restrição, com deformações na morfologia das raízes em grau médio, e, acima de 1,85 Mg m-3, essas deformações foram significativas, com grande engrossamento, desvios no crescimento vertical e concentração na camada mais superficial. Todas as espécies avaliadas podem ser utilizadas em solos com algum grau de compactação, mas, quando a densidade for superior a 1,85 Mg m-3, pode ser necessária a mobilização do solo com escarificador e, ou, subsolador para facilitar a penetração das raízes em profundidade.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Sistema Brasileiro de Classificação de Solo

            (2024)
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Produtividade do arroz de terras altas em função do manejo do solo e da época de aplicação de nitrogênio

              O manejo adequado do solo e a identificação da época de aplicação de N podem aumentar, significativamente, a produtividade do arroz de terras altas. Neste contexto, objetivou-se, com este trabalho, avaliar a interação do manejo do solo com a época de aplicação de nitrogênio, no desenvolvimento e produtividade da cultura. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 5x2, sendo 5 tipos de manejo do solo (arado de aiveca e grade niveladora; grade aradora e grade niveladora; escarificador tipo "matabroto"; SPD; e "Aeromix" - equipamento de escarificação superficial) e duas épocas de aplicação de nitrogênio (todo N na base, sendo 45 kg ha-1 de nitrogênio aplicados com adubadora de tração mecânica, 1 dia antes da semeadura do arroz, + 45 kg ha-1 de nitrogênio aplicados no ato da semeadura; e 45 kg ha-1 de nitrogênio aplicados no ato da semeadura + 45 kg ha-1 aplicados no início do perfilhamento das plantas), com 4 repetições. Não houve interação dos fatores, para a variável estande final de plantas. Nos tratamentos onde houve revolvimento de solo com arado de aiveca e grade, observou-se maior produtividade quando o nitrogênio foi parcelado. Quando o nitrogênio foi aplicado todo no plantio, o tratamento com escarificador tipo "matabroto" apresentou a maior produtividade, diferindo de todos os outros tratamentos. O plantio convencional (aiveca ou grade) apresentou produtividade semelhante ao SPD, quando se aplicou o N todo no plantio.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rceres
                Revista Ceres
                Rev. Ceres
                Universidade Federal de Viçosa (Viçosa, MG, Brazil )
                0034-737X
                2177-3491
                December 2013
                : 60
                : 6
                : 802-810
                Affiliations
                [02] Ilha Solteira São Paulo orgnameUniversidade Estadual Paulista orgdiv1Departamento da Faculdade de Engenharia Brazil mcalvesagr.feis.unesp.br; carolsbatistaboninihotmail.com; mcmtf@ 123456yahoo.com.br
                [01] Ilha Solteira São Paulo orgnameUniversidade Estadual Paulista orgdiv1Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia Brazil arf@ 123456agr.feis.unesp.br
                Article
                S0034-737X2013000600008 S0034-737X(13)06000600008
                aae1ce37-a47c-41b3-b9da-5d567763b5eb

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 14 June 2013
                : 05 December 2012
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 36, Pages: 9
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Engenharia Agrícola

                haste escarificadora,Oryza sativa L.,double disc plough,plantio direto,chisel plow,no-tillage,disco duplo

                Comments

                Comment on this article