14
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Avaliação da qualidade das anotações de enfermagem em unidade semi-intensiva

      Escola Anna Nery
      Universidade Federal do Rio de Janeiro
      Nursing records, Nursing Audit, Quality of Health Care, Intensive Care, Registros de Enfermería, Auditoria de Enfermería, Calidad de la Atención de Salud, Cuidados Intensivos, Registros de enfermagem, Auditoria de enfermagem, Qualidade da assistência à saúde, Cuidados intensivos

      Read this article at

          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          A anotação de enfermagem é um dos meios para se avaliar os cuidados prestados. O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade das anotações de enfermagem em uma unidade semi-intesiva. Os dados, coletados com um roteiro para auditoria retrospectiva, são referentes a 16 pacientes que aguardavam vaga para Unidade de Terapia Intensiva, internados em dezembro de 2009 e janeiro de 2010, por um período médio de oito dias. No quesito identificação, o percentual de preenchimento foi de 74,8% o que é bem próximo dos valores considerados satisfatórios (80%); porém o percentual de preenchimento completo dos itens: registros, procedimentos e prescrição de enfermagem, terapia intensiva e execução de ordens médicas alcançaram respectivamente 54,7%, 41,1%, 39,3%, 34,9% e 25%. Os baixos índices de preenchimento completo revelam falha grave no registro da assistência prestada nesta unidade, o que pode estar prejudicando a continuidade do cuidado e a legitimação do trabalho da enfermagem.

          Related collections

          Most cited references32

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Processo de Enfermagem

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: not found
            Is Open Access

            Anotações/registros de enfermagem: instrumento de comunicação para a qualidade do cuidado?

            Estudo do tipo documental que analisou 124 anotações/registros de enfermagem (51 de enfermeiros e 73 de auxiliares de enfermagem). Após cumprir as exigências éticas para a sua realização, levantaram-se os dados através das anotações contidas nos prontuários de clientes internados na UTI-adulto e que posteriormente foram encaminhados para a Clínica Médica ou Cirúrgica. Foram analisados os registros efetuados nos três primeiros dias de internação nos dois setores, utilizando-se de formulário com questões referentes à estrutura e à estética dos mesmos. Os resultados apontaram que 80,4% dos enfermeiros não colocaram a data junto aos registros e 72,5% omitiram a hora. Quanto aos auxiliares de enfermagem, 53,5% não mencionaram a data e 90,4%, anotaram apenas o período correspondente ao turno, mas não a hora. Observou-se também que de um total de 57 rasuras efetuadas pelas duas categorias, a forma de correção prevalecente foi à redação sobreposta à(s) palavra(s) errada(s). As presenças de termos generalizados/evasivos e de siglas/abreviaturas que dificultam/impedem a compreensão dos registros foram freqüentes. Os dados indicam que as anotações estudadas não são redigidas de maneira sistemática, e isso pode comprometer a sua funcionalidade e utilidade como instrumento de comunicação e de efetivação da qualidade do cuidado.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente crítico: proposta de instrumento de coleta de dados

              A coleta de dados fundamenta a sistematização da assistência de enfermagem, metodologia que permite ao enfermeiro aplicar os conhecimentos técnico-científicos que embasam a profissão. Este estudo objetivou elaborar um instrumento de coleta de dados visando o registro de forma eficiente e validá-lo em sua forma aparente e de conteúdo. Investigamos os sinais e sintomas freqüentemente encontrados em clientes de um Centro de Terapia Intensiva-Adulto e os categorizamos em Necessidades Humanas Básicas. Posteriormente, o instrumento foi submetido a validações aparente e de conteúdo. Com relação à estrutura do instrumento, foi detectada a necessidade de reduzí-lo, tornando-o mais prático. Quanto ao conteúdo, os juízes concordaram que este seria suficiente para o estabelecimento dos diagnósticos de enfermagem, favorecendo o desenvolvimento da sistematização da assistência ao paciente crítico, em Centro de Terapia Intensiva.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                S1414-81452012000300021
                10.1590/S1414-81452012000300021
                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                Nursing
                Nursing records,Nursing Audit,Quality of Health Care,Intensive Care,Registros de Enfermería,Auditoria de Enfermería,Calidad de la Atención de Salud,Cuidados Intensivos,Registros de enfermagem,Auditoria de enfermagem,Qualidade da assistência à saúde,Cuidados intensivos

                Comments

                Comment on this article