29
views
0
recommends
+1 Recommend
2 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Associação entre carência social e causas de morte entre idosos residentes no Município de Recife, Pernambuco, Brasil Translated title: Association between social deprivation and causes of mortality among elderly residents in the city of Recife, Pernambuco State, Brazil

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este trabalho objetivou analisar a associação entre carência social e causas de morte da população idosa residente na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil, no ano 2000. Realizou-se um estudo ecológico, cuja unidade de análise foi composta por 94 bairros e cinco estratos de carência social. A variável independente consistiu de um indicador composto de carência social, obtido para cada bairro e calculado através da técnica de formação de escores, a partir de variáveis censitárias: abastecimento de água, instalação sanitária, analfabetismo, anos de estudo e renda do chefe de domicílio. As variáveis dependentes foram: coeficiente de mortalidade em maiores de 60 anos e coeficientes específicos em causa básica do óbito. A associação foi calculada através do coeficiente de correlação de Pearson, regressão linear e razão de mortalidade entre os estratos de carência social formados a partir do agrupamento dos bairros por quintil do indicador. Os dados referem correlação positiva estatisticamente significativa da carência social com a mortalidade de idosos ocasionada por pneumonia, desnutrição protéico-calórica, tuberculose, diarréia/gastroenterite e acidentes de transporte e correlação negativa para mortes por neoplasias de brônquios/pulmões e de mama.

          Translated abstract

          This paper aims to analyze mortality among elderly residents in the city of Recife, Pernambuco State, Brazil, and its association with social deprivation (hardship) in the year 2000. An ecological study was performed, and 94 neighborhoods and 5 social strata were analyzed. The independent variable consisted of a composite social deprivation indicator, obtained for each neighborhood and calculated through a scoring technique based on census variables: water supply, sewerage, illiteracy, and head-of-household's years of schooling and income. The dependent variables were: mortality rate in individuals > 60 years of age and cause-specific mortality rates. The association was calculated by means of the Pearson correlation coefficient, linear regression, and mortality odds between social deprivation strata formed by grouping of neighborhoods according to the indicator's quintiles. The data show a statistically significant positive correlation between social deprivation and mortality in the elderly from pneumonia, protein-energy malnutrition, tuberculosis, diarrhea/gastroenteritis, and traffic accidents, and a negative correlation with deaths from bronchopulmonary and breast cancers.

          Related collections

          Most cited references73

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            O envelhecimento da população brasileira: um enfoque demográfico

            Contrariamente ao indicado pelo senso comum, o processo de envelhecimento populacional, tal como observado até hoje, é resultado do declínio da fecundidade, e não da mortalidade. O envelhecimento populacional iniciou-se no final do século XIX em alguns países da Europa Ocidental, espalhou-se pelo resto do Primeiro Mundo, no século passado, e se estendeu, nas últimas décadas, por vários países do Terceiro Mundo, inclusive o Brasil. No caso brasileiro, observou-se, a partir do final dos anos 60, rapidíssima e generalizada queda da fecundidade, e haverá, conseqüentemente, um célere processo de envelhecimento da população. Este processo será, necessariamente, mais rápido e com mudanças estruturais, demograficamente falando, mais profundas do que nos países do Primeiro Mundo por duas razões: o declínio da fecundidade, no País, deu-se em um ritmo maior e origina-se de uma população mais jovem do que aquela dos países desenvolvidos.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Violência contra idosos: relevância para um velho problema

              Este artigo apresenta dados sobre mortalidade e morbidade em idosos brasileiros por "causas externas", bem como uma revisão da literatura nacional e internacional sobre o tema. As informações referem-se ao período de 1980 a 1998. Como fontes principais, utilizaram-se bancos do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS). Avaliou-se a causa básica dos óbitos segundo a 9ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID9), de 1980 até 1995; e de acordo com a 10ª revisão, a partir de então. A revisão da literatura nacional e internacional teve por base textos do MEDLINE; do LILACS e do Informa. Acidentes e violências são a sexta causa de morte de idosos com 60 anos de idade ou mais no Brasil. A maioria das internações por causas externas são devidas a lesões e traumas provocados por quedas e atropelamentos. As violências contra idosos, porém, são muito mais abrangentes e disseminadas no país, evidenciando-se em abusos físicos, psicológicos, sexuais e financeiros e em negligências que não chegam aos serviços de saúde: ficam 'naturalizadas', sobretudo, no cotidiano das relações familiares e nas formas de negligência social e das políticas públicas.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                csp
                Cadernos de Saúde Pública
                Cad. Saúde Pública
                Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0102-311X
                1678-4464
                May 2008
                : 24
                : 5
                : 1013-1023
                Affiliations
                [01] Recife orgnameUniversidade Federal de Pernambuco Brazil
                Article
                S0102-311X2008000500008 S0102-311X(08)02400508
                10.1590/S0102-311X2008000500008
                e521ce49-73b0-428a-b1e6-b21a587b6184

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 02 April 2007
                : 10 September 2007
                : 01 October 2007
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 45, Pages: 11
                Product

                SciELO Public Health

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Categories
                Artigos

                Socioeconomic Inequalities,Mortalidade,Idoso,Desigualdade Social,Mortality,Older

                Comments

                Comment on this article