45
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Estudos de Saúde Mental publicados nos últimos 25 anos na Revista Ciência & Saúde Coletiva Translated title: Mental Health Studies published in the last 25 years in the Journal Ciência & Saúde Coletiva

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Realizou-se revisão sistemática de 25 anos de produção da Revista Ciência & Saúde Coletiva sobre a temática de Saúde Mental buscando responder se essa produção tinha se modificado ao longo do tempo. Perguntou-se se essas mudanças guardariam alguma relação com a implementação de um novo marco regulatório e legal para essa área assim como com a expansão de serviços públicos e com os estímulos à investigação do tema por Agencias Públicas de financiamento. Analisaram-se 278 artigos originais, apresentados a partir das categorias: transformações socioculturais relacionadas à loucura e sua abordagem; mudanças legislativas; implantação, capilaridade e funcionamento da rede de serviços substitutivos; clínica/cuidado desenvolvido nos serviços substitutivos; o papel e as possibilidades da atenção básica; problemas relacionados ao uso de drogas; saúde mental de crianças e adolescentes; estudos epidemiológicos/categorias psiquiátricas; e outros - nas quais foram incluídas as questões étnico-raciais, de violência, acerca da população idosa, suicídio, bullying e migração. Pode ser observada relação cronológica entre o aumento de publicações e os editais de pesquisa e a expansão de serviços, não parecendo ser da mesma forma em relação ao tema dos cuidados a pessoas com problemas com álcool e outras drogas.

          Translated abstract

          Abstract A systematic review of the 25-year Mental Health production of Journal Ciência & Saúde Coletiva was performed to identify whether this production had changed over time. We investigated whether these changes would have any relationship with the implementation of a new regulatory and legal framework for this field and the expansion of public services and the promotion of public funding agencies’ investigation on the subject. A total of 278 original papers were analyzed from the following categories: sociocultural transformations related to madness and its approach; legislative changes; implantation, coverage range and operation of the network of substitute services; clinic/care developed in substitute services; the role and possibilities of primary care; drug use-related problems; mental health of children and adolescents; epidemiological studies/psychiatric categories; and others - which included ethnic-racial issues, violence, about the elderly population, suicide, bullying, and migration. A chronological relationship can be observed between the increase in publications and research notices and the expansion of services, not seemingly in the same way concerning care for people with alcohol and other drug problems.

          Related collections

          Most cited references185

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Estresse ocupacional e saúde: contribuições do Modelo Demanda-Controle

          Nos últimos anos registra-se marcado esforço de construção de modelos teórico-metodológicos para avaliar características do trabalho e efeitos à saúde dos trabalhadores. Dentre os modelos propostos, o Modelo Demanda-Controle tem alcançado destaque. Esse modelo recorta duas dimensões no ambiente laboral: as demandas psicológicas e o controle do trabalhador sobre o próprio trabalho. O Job Content Questionnaire (JCQ) é o instrumento proposto para medir essas dimensões do trabalho. Este estudo objetiva apresentar as bases teóricas e metodológicas do modelo demanda-controle, e discutir sua capacidade para identificar diferentes situações de trabalho no contexto brasileiro, a partir do uso do JCQ. Achados preliminares de dois estudos epidemiológicos, de corte transversal, são apresentados e discutidos. Os estudos avaliaram aspectos psicossociais do trabalho, utilizando o JCQ, e a saúde mental dos trabalhadores, usando o SRQ-20. Os resultados apontaram boa capacidade do modelo demanda-controle para identificar diferentes situações de risco à saúde mental dos trabalhadores. Aspectos relacionados à demanda psicológica do trabalho estavam mais fortemente associados a elevadas prevalências de distúrbios psíquicos menores do que os aspectos referentes ao controle.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Um balanço da reforma psiquiátrica brasileira: instituições, atores e políticas

            Ana Pitta (2011)
            O artigo provoca olhares sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira (RPB) na última década, após a homologação da Lei Federal 10.216/2001 e pretende suscitar o debate inadiável sobre os novos desafios que ela precisa enfrentar para alimentar ou reciclar a antiga utopia de "cidadania plena para todos, numa sociedade sem manicômios". Estaria a Reforma dando sinais de exaustão? É inegável a reorientação do modelo assistencial de Saúde Mental no Brasil do hospital para a comunidade nessa última década. Ao tomar o uso de Substâncias Psicoativas como objeto de políticas e intervenção, incorpora demandas complexas que o atual drama do Crack somente imediatiza a necessidade de questionar sua história, seus limites, sua potência. O que manterá acesa a chama de um movimento exitoso que, surpreendentemente, resiste à força do tempo e do estigma nesses dez anos da Lei? Essas e outras questões precisam ser equacionadas. Está na hora de reciclar os focos de avaliação e análise no sentido de identificar o que ameaça sua vitalidade. Esse é o desafio que a articulista e debatedores estarão provocados a contribuir.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              A reforma psiquiátrica no SUS e a luta por uma sociedade sem manicômios

              Resumo O artigo realiza um percurso histórico e epistemológico da construção das políticas públicas de saúde mental e atenção psicossocial a partir do SUS. Para tanto, propõe uma abordagem que identifica as ações e as estratégias relacionadas ao aspecto da participação social na construção das políticas, um dos princípios fundantes do SUS, e procurando demarcar a importância desta na trajetória específica do processo de reforma psiquiátrica no Brasil. Posteriormente, destaca também a originalidade e a importância da atuação que teve como meio e como fim a cultura, no sentido de não restringir a reforma psiquiátrica a uma transformação limitada aos serviços e à saúde em sentido estrito, ressaltando o princípio da construção de um novo lugar social para a loucura. Por fim, faz um acompanhamento histórico da promulgação das políticas de saúde mental, identificando as iniciativas mais importantes e seus impactos na transformação do modelo assistencial e encerra com o questionamento sobre a reorientação conservadora que no momento se impõe.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                csc
                Ciência & Saúde Coletiva
                Ciênc. saúde coletiva
                ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                1413-8123
                1678-4561
                December 2020
                : 25
                : 12
                : 4771-4790
                Affiliations
                [3] Rosario Santa Fé orgnameUniversidad Nacional de Rosario orgdiv1Consejo de Investigadores Argentina
                [4] Rio de Janeiro RJ orgnameFaculdade São Leopoldo Mandic Brasil
                [6] Petrolina Pernambuco orgnameUniversidade Federal do Vale do São Francisco Brazil
                [7] Santa Maria Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal de Santa Maria Brazil
                [1] Campinas São Paulo orgnameUniversidade Estadual de Campinas orgdiv1Faculdade de Ciências Médicas Brazil rosanaoc@ 123456unicamp.br
                [2] Curitiba Paraná orgnameUniversidade Federal do Paraná orgdiv1Departamento de Saúde Coletiva Brazil
                [8] Rio de Janeiro Rio de Janeiro orgnameUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro Brazil
                [5] São João Del Rei Minas Gerais orgnameUniversidade Federal de São João del-Rei Brazil
                Article
                S1413-81232020001404771 S1413-8123(20)02501204771
                10.1590/1413-812320202512.27932020
                92273b30-4c89-4da2-96ba-c285f38c7f7d

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 28 July 2020
                : 28 July 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 188, Pages: 20
                Product

                SciELO Public Health

                Self URI: Full text available only in PDF format (EN)
                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Categories
                Artigos

                Revisão sistemática,Mental health,Public health policy,Políticas públicas de saúde,Saúde mental,Systematic review

                Comments

                Comment on this article