9
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Educação Física e promoção da saúde: uma revisão de perspectivas teórico-metodológicas no Brasil

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Na complexidade da atuação da educação física na promoção da saúde é possível identificar diferentes perspectivas epistemológicas no saber-fazer dos trabalhadores. A intenção deste artigo, de caráter ensaístico, é apontar estas perspectivas, buscando perceber suas influencias teóricas e históricas, assim como os caminhos que vem percorrendo em publicações, autores que se destacam e focos de interesse. Por meio de buscas não sistemáticas em bancos de dados e periódicos, foram encontradas publicações e marcos legais que ligam educação física e promoção da saúde. Conclui-se a existência de quatro perspectivas teórico-metodológicas: epidemiológica, aponta a relação positiva entre a atividade física e a menor incidência de doenças; pós estruturalista ligada a produção de subjetividade e relações sociais, na promoção da saúde; materialismo histórico-dialético reflete a respeito das inter-relações sociais e dos meios de produção e exploração; e a perspectiva integrativa ligada a uma perspectiva vitalista, onde a saúde passa a ser percebida como a busca da inteireza do ser. É importante ressaltar que a apresentação destas perspectivas de forma linear é um recurso didático, mas que na realidade da prática profissional nem sempre mostram-se com fronteiras claramente delineadas, podendo se apresentar de forma hibrida e inter-relacionada.

          Translated abstract

          Abstract In the complexity of the performance of Physical Education in health promotion, it is possible to identify different epistemological perspectives in the know-how of workers. The aim of this article, of an essay character, is to point out these perspectives, seeking to perceive its theoretical and historical influences, as well as the paths it has been going through in publications, authors that stand out and focuses of interest. Through non-systematic searches in databases and journals, publications and legal frameworks linking Physical Education and health promotion were studied. The existence of four theoretical-methodological perspectives was found: epidemiological, which points out the positive relation between physical activity and the lower incidence of diseases; post structuralist, which links to the production of subjectivity and social relations in the promotion of health; historical-dialectical materialism, which reflects on the social interrelationships and the means of production and exploitation; and the integrative perspective, which links to a vitalist perspective, where health comes to be perceived as the pursuit of the wholeness of being. It is important to emphasize that the presentation of these perspectives in a linear way is a didactic resource, but that in the reality of the professional practice they do not always show themselves with boundaries clearly defined, being able to present themselves in a hybrid and interrelated way.

          Related collections

          Most cited references44

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas

          O artigo discute o campo e o núcleo de saberes e de práticas da saúde coletiva a partir de um metodologia dialética, pensando-a para além do positivismo e do estruturalismo e fazendo uma crítica à sua tendência de assumir posição de transcendência sobre o campo da saúde. A partir dessa análise são elaboradas sugestões para debate, relacionadas centralmente com saúde coletiva entendida como construção sociohistórica de sujeitos concretos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Physical activity, exercise, and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Práticas integrativas e complementares: oferta e produção de atendimentos no SUS e em municípios selecionados

              A Medicina Tradicional/Complementar e Alternativa tem crescido no mundo e sua importância vem sendo ressaltada em diversos estudos. No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares incentiva sua inserção e fortalecimento na atenção primária. Buscou-se identificar a oferta dos serviços e de práticas integrativas e complementares no SUS e a produção de atendimentos entre os anos 2000 e 2011, analisando as informações disponíveis nos bancos de dados nacionais vis-à-vis os dados da atenção primária nos municípios de Campinas (São Paulo), Florianópolis (Santa Catarina) e Recife (Pernambuco). A análise permitiu identificar um descompasso entre o que se registra nos sistemas de informação e o que se pratica nos municípios. Esse descompasso deve-se, em grande parte, à indefinição do escopo do que se compreende como práticas integrativas e complementares na Política Nacional, o que significa uma grande limitação para sua mensuração e avaliação, já que os sistemas de informação atuais não permitem o registro adequado dessas práticas.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                efyc
                Educación Física y Ciencia
                Educ. fís. cienc.
                Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata (Ensenada, , Argentina )
                2314-2561
                January 2020
                : 22
                : 1
                : 116
                Affiliations
                [2] orgnameUniversidade Federal do Rio Grande / Universidade Federal de Pelotas Brasil
                [3] orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Sul / Universidades Federal do Rio Grande / Universidade Federal de Santa Maria Brasil
                [1] orgnameEscola Amigos do Verde / Escola Lupicínio Rodrigues Brasil
                Article
                S2314-25612020000100116 S2314-2561(20)02200100116
                10.24215/23142561e116
                4d5d5306-1f6a-4924-98ba-1dd89b8b9ac7

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 14 December 2019
                : 03 August 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 49, Pages: 1
                Product

                SciELO Argentina

                Categories
                Articulos

                Promoção da saúde,Perspectivas teórico-metodológicas,Educação física,Health promotion,Theoretical-methodological perspectives,Physical education

                Comments

                Comment on this article